Atividades transdisciplinares com elementos da Natureza

Caro professor,

As atividades seguintes são realizadas na Escola VILA, no Ceará, com alunos de todas as idades da Educação básica, desde 1 ano até o final do ensino fundamental.

Observe que todas podem ser adaptadas a diferentes espaços. Por exemplo, se você não tem uma horta na sua escola, pode fazer uma horta com seus alunos em uma caixa de plástico ou vasos de plantas dispostos em uma estante.

Laboratório da Fauna

Trabalho desenvolvido em um zoológico com animais domésticos como: frangos, patos, gansos, carneiros, coelhos, jabutis e outros animais.

Nesse laboratório, os alunos da Educação Infantil trabalham atividades de reconhecimento dos animais, diferenciação, classificação primária desses vertebrados, levando em consideração características como número de patas, cobertura corpórea, tipo de reprodução, etc. Ao brincarem com os animais, essas crianças estão construindo noções fundamentais de consciência ecológica bem como passam a conhecer, a respeitar e a valorizar esse contato.

Os alunos do Ensino Fundamental aprofundam seus conhecimentos a respeito da anatomia e fisiologia desses animais, descobrem seus nomes científicos, estudam sobre animais exóticos e nativos, comparam os sistemas do corpo humano aos dos animais em questão, estudam e acompanham a reprodução dos vertebrados, ampliam seus estudos para incluir outros seres vivos do Reino Animalia.

Laboratório de Farmácia Viva

No laboratório de Farmácia Viva trabalha-se diretamente com uma série de ervas medicinais plantadas e mantidas pelos próprios alunos. Estuda-se, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, seus princípios ativos, suas indicações, e modo de utilizar, o preparo de ungüentos, xaropes, chás e cosméticos. Plantam-se e colhem-se ervas medicinais. Os alunos aprendem a preparar remédios caseiros e a valorizar a Medicina Popular. Passam a utilizar chás, pomadas e cremes produzidos por eles mesmos.

Laboratório da Horta

A horta também é mantida pelos próprios alunos. Cada plantio do canteiro é monitorado, desde os estudos preparativos (pesquisas sobre a hortaliça em questão, seus períodos de plantio e colheita, aspectos nutricionais, tipo de solo adequado, etc.) até à utilização dessas hortaliças no preparo de saladas ou outros pratos.

Laboratório de Saúde e Alimentação

Desde à Educação Infantil, os professores trabalham atividades, para a conscientização da importância de nos alimentarmos bem para mantermos uma boa saúde. Na cozinha, os alunos do maternal ao Ensino Fundamental pesquisam receitas, estudam o valor nutritivo dos diferentes tipos de alimentos, elaboram pratos culinários, etc.

Laboratório do Pomar

Plantio de árvores frutíferas diferentes. Os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental estudam os nomes científicos dessas árvores e suas características particulares, como tipo de folha, de flor, de fruto, etc. Estudam o valor nutritivo de cada fruta, fazem saladas, vitaminas e sucos.

Os Laboratórios de Saúde e Alimentação, Horta e Pomar têm como objetivo principal a conscientização da importância de uma boa alimentação para a manutenção da saúde. Valorizamos o consumo de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos. Os alunos aprendem a plantar e a colher, bem como a preparar sucos, saladas, pratos regionais e naturais.

Laboratório do Jardim

Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental mantêm o Jardim da Escola, estudam os modos de propagação das plantas ornamentais, percebem a interação de animais como insetos, aves, anelídeos e aracnídeos com as plantas. Os alunos pesquisam os nomes científicos das plantas ornamentais, suas principais características, época de floração, tipo de solo adequado, etc. Aprendem a valorizar o embelezamento do lugar onde vivemos, trabalhamos ou estudamos, através da utilização de plantas ornamentais.

Laboratório de Manutenção

Os objetivos desse laboratório são: proporcionar vivências aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental sobre técnicas de manutenção doméstica (como limpeza e higiene), manutenção de pequenas instalações hidráulicas e elétricas, pintura em paredes, noções de carpintaria, concertos de roupas, etc.

Laboratório de Tecnologia Alternativa

O objetivo central desse laboratório é pesquisar e aplicar modos de economia de recursos naturais. Trabalhando a reciclagem de lixo fazendo papel reciclado, compostagem, sistemas de irrigação com garrafas plásticas, jogos pedagógicos de sucata. Elaboração e execução de projetos de captação de energia solar, como sistemas de aquecimento de água e forno solar. Tudo isso também, envolvendo os conteúdos curriculares dos alunos de Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

FONTE: Educação Bio-sustentável, Eco-sistêmica e Transdisciplinar: Uma prática da Escola VILA. Patricia Limaverde Nascimento.

vila@escolavila.com.br.

Acesse o site da escola: http://www.escolavila.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s