Atividade: Como trabalhar o Código Florestal

Esse tema deve ser trabalhado contando com pesquisas e discussões, em grupo, sobre a questão.

Há várias dicas de fonte de pesquisa na nossa linkoteca e na sessão multimídia com vídeos sobre o assunto. Aproveite com seus alunos!

Os grupos podem pesquisar sobre diferentes pontos, de áreas do conhecimento distintas, como:

1- O que é e como funciona a biodiversidade em um ecossistema

2- Qual a diferença entre agricultura familiar e agricultura extensiva, e o por que de o Brasil optar pelo modelo mais degradante, favorecendo ainda mais a exclusão social. (Veja com os alunos o vídeo “De onde vem a força do agronegócio”, da WWF, no nosso acervo multimídia)

3- Quais as riquezas da Floresta Amazônica

4- Qual o impacto da pecuária e da agricultura extensiva na natureza e para a população em geral ( Veja o vídeo “A Carne é Fraca”, do Instituto Nina Rosa)

Após as pesquisas realizadas a partir desses temas e de outros que vão surgir, podemos realizar uma discussão a fim de promover uma rica troca de saberes.

Depois, é necessário mobilizar os alunos a atuarem de forma política, através de manifestações, abaixo-assinados, passeatas.

Ajude os alunos a organizar uma manifestação desse tipo.

Para eles é muito importante ter meios para o desenvolvimento do senso de responsabilidade para com os interesses da comunidade e do país!

Contribua, professor, nós fazemos o futuro trabalhando de forma consciente com nossos alunos, no presente!

Grande abraço!

Profa. Patricia Limaverde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s