Atuação social e Transdisciplinaridade

Olá Professor!

Como você está hoje? E como estão as pessoas ao seu redor, os grupos sociais dos quais você participa?

https://transdisciplinaridade.files.wordpress.com/2011/10/juventude.jpg?w=300A partir de uma visão transdisciplinar e sistêmica, entramos em contato com a ideia de que estamos todos interligados de alguma forma. Seres humanos, outros seres vivos, o ambiente físico, tudo, na verdade faz parte de um grande sistema que contém em si incontáveis sub-sistemas e sistemas de sistemas.

Dessa forma, cada um de nós compõe vários sistemas e como elementos desses diferentes contextos temos a possibilidade de modificar estruturas internas desses sistemas, causando transformações significativas.

Você já parou para perceber que todas as mudanças sociais significativas que ocorreram na história da humanidade foram proporcionadas por mobilizações sociais, partindo de iniciativas individuais?

O ser humano é um ser social não só pelo fato da necessidade de se relacionar com outros da mesma espécie, mas, sobretudo porque sua identidade é construída a partir de relações sociais. A cultura exerce, portanto, um fator constituinte da identidade do indivíduo.

Não podemos, contudo, esquecer de que essa cultura foi estabelecida em consenso entre os indivíduos que vivem em uma determinada comunidade ao longo do tempo.  Isso quer dizer que podemos influenciar a cultura e a sociedade como um todo. Nós temos esse poder e é exercendo esse poder que pessoas conseguem influenciar outras e, aos poucos, construir um mundo melhor e mais adaptado à novos contextos.

Uma educação que favoreça esse tipo de apropriação por parte dos indivíduos deve sobretudo favorecer a atuação social.

Crianças devem desenvolver habilidades de trabalhar em grupo desde cedo. Adultos como somos, temos uma incrível dificuldade de nos envolvermos socialmente com determinada causa, temos dificuldade de trabalhar cooperativamente e desenvolver ações sociais que possam favorecer a comunidade.

Comodamente deixamos esses assuntos para os políticos, ignorando que a mobilização social é que faz a política mover-se.

A Transdisciplinaridade não ignora o papel de transformação socioambiental da educação. Ao contrário, busca o desenvolvimento do ser humano integral, que se responsabiliza pelos seus atos e que busca, sobretudo, contribuir para o bem comum.

A educação transdisciplinar proporciona atividades onde os alunos possam vivenciar a cooperação, a cidadania e os valores humanos, buscando a compreensão de que somos autores e atores da nossa própria realidade.

Veja em “Atividades Transdisciplinares” algumas sugestões de atividades que favorecem a Atuação Social na Escola.

Um bom trabalho e um grande abraço!

Profa. Patricia Limaverde Nascimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s