Natureza e Transdisciplinaridade

Olá professor!

Como vai?

Neste mês conversaremos sobre “Natureza e Transdisciplinaridade”.

Você já notou que tudo na Natureza, na vida do Planeta, é na realidade transdisciplinar? Qualquer elemento da natureza contém em si conteúdos de todas as disciplinas!!!

Por exemplo, em uma saída de campo, professores e alunos entram em uma realidade integrada. Podemos enxergar matemática nessa realidade, mas não é possível enxergar apenas matemática. Podemos enxergar ciências, linguagem, história, geografia, todas as disciplinas estão presentes na vida. E elas não se mostram fragmentadas.

As disciplinas só estão fragmentadas nos currículos disciplinares e nos livros didáticos comuns.

Ter contato com a Natureza nos aproxima dessa realidade integrada, essa realidade da vida.

Além disso, contato com a Natureza desenvolve em nós aspectos que nenhum livro pode ensinar:

. a percepção sistêmica de que tudo na vida é interligado, que cada ser vivo, ou não-vivo, tem sua função no todo integrado do planeta.

. a sensibilidade estética que permite expandir nosso modo de ver o mundo

. a apreciação e a valorização do equilíbrio natural, dos ecossistemas, das espécies nativas, da vida.

Como exemplo de didática podemos citar mais uma vez a Escola VILA, de Fortaleza. Ela é uma escola particular, mas trabalha em escolas públicas facilitando a implantação de didáticas transdisciplinares no ensino público do interior do estado do Ceará.

Na Escola VILA, as vivências diárias nos laboratórios de farmácia viva, horta, animais, pomar, jardim, culinária natural, reciclagem de sucata e tecnologias alternativas visam sobretudo a aproximação do ser humano com a Natureza e o trabalho significativo com a maioria dos conteúdos formais.

Estes conteúdos, por sua vez, não são dispostos de maneira disciplinar para o aluno durante toda a Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (até o quinto ano). Sendo aplicados em diferentes vivências e atividades práticas e significativas (a maioria das vezes ligadas diretamente a um projeto de trabalho que a turma desenvolve), conteúdos de Linguagem, Matemática, Ciências ou Estudos Sociais, permeiam-se, conectam-se em uma teia de significados que o aluno vai construindo ao longo destas atividades. A formalização e a conceitualização destes conteúdos vão sendo construídas ao longo do tempo, não sendo o objetivo principal destas atividades.

O objetivo principal seria, em uma atividade na horta, por exemplo, identificar os tipos diferentes de insetos presentes nesse local. Para isso, os alunos iriam utilizar-se de conteúdos de matemática (operações, gráficos, expressões, etc.), linguagem (gramática, tipos de texto, etc.), ciências (características dos insetos, cadeia alimentar, ecologia, etc.) e estudos sociais (regiões geográficas dos habitats dos insetos pesquisados, sabedoria popular referente a esses animais, possíveis mitos e lendas atribuídas à insetos, etc.), como instrumentos. Essa divisão disciplinar, na verdade, não se apresenta para o aluno até o 5º ano, não existe nem nas atividades, nem nos livros didáticos que eles possuem, embora se apresentem bem organizados nos esquemas curriculares que os professores têm acesso. Após o sexto ano, as disciplinas tornam-se evidentes, com professores especializados em suas áreas de conhecimento, porém, o trabalho com projetos e nos laboratórios vivenciais ainda permanece, interligando os conteúdos e as atividades destes mesmos professores.

Na seção “Atividades Transdisciplinares”, exponho exemplos concretos de atividades desenvolvidas nesse contexto, interligando saberes com a prática direta sobre elementos da Natureza.

Não esqueça de visitar essa seção de atividades!!!

Um abraço!!!

Profa. Patricia Limaverde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s